quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Grupos sanguíneos : Sistema ABO (polialelia: alelos múltiplos)

Grupos sanguíneos : Sistema ABO (polialelia: alelos múltiplos)

Resultado de imagem para grupo sanguíneo sistema ABO polialelia alelos multiplos   Neste Tema vamos estudar que há casos, em que um determinado caráter pode ser condicionado por três ou mais genes alelos contrastantes: trata-se da polialelia, ou seja, da ocorrência de uma série de alelos múltiplos.
  Embora na polialelia a espécie possa exibir três ou mais formas alternativas de um mesmo gene, em um determinado indivíduo existirão apenas dois genes alelos, sendo um de origem materna e outra de origem paterna. isso se justifica, uma vez que as células somáticas ( diploides, 2n) contém cromossomo homólogos distribuídos aos pares, isto é, combinados dois a dois; como em cada lócus existe apenas um gene, conclui-se que na determinação de um caráter os alelos interagem dois a dois.
  Como por exemplo de polialelia consideramos os grupos sanguíneos humanos do sistema ABO.


A descoberta dos grupos sanguíneos

Determinação dos grupos sanguíneos
utilizando soros anti-A e anti-B.
 Amostra 1- sangue tipo A.
 Amostra 2 - sangue tipo B.
Amostra 3 - sangue tipo AB.
 Amostra 4 - sangue tipo O.
 Por volta de 1900, o médico austríaco Karl Landsteiner (1868 – 1943) verificou que, quando amostras de sangue de determinadas pessoas eram misturadas, as hemácias se juntavam, formando aglomerados semelhantes a coágulos. Landsteiner concluiu que determinadas pessoas têm sangues incompatíveis, e, de fato, as pesquisas posteriores revelaram a existência de diversos tipos sanguíneos, nos diferentes indivíduos da população.
   Quando, em uma transfusão, uma pessoa recebe um tipo de sangue incompatível com o seu, as hemácias transferidas vão se aglutinando assim que penetram na circulação, formando aglomerados compactos que podem obstruir os capilares, prejudicando a circulação do sangue.

Aglutinogênios e aglutininas

 No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: ABAB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias, os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.
Existem dois tipos de aglutinogênio, A e B, e dois tipos de aglutinina, anti-A e anti-B. Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A, nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma; pessoas do grupo AB têm aglutinogênios A e B nas hemácias e nenhuma aglutinina no plasma; e pessoas do gripo O não tem aglutinogênios na hemácias, mas possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B, no plasma.
Veja na tabela abaixo a compatibilidade entre os diversos tipos de sangue:
Resultado de imagem para Aglutinogênios e aglutininas

Tipos possíveis de transfusão

  As aglutinações que caracterizam as incompatibilidades sanguíneas do sistema acontecem quando uma pessoa possuidora de determinada aglutinina recebe sangue com o aglutinogênio correspondente.
    Indivíduos do grupo A não podem doar sangue para indivíduos do grupo B, porque as hemácias A, ao entrarem na corrente sanguínea do receptor B, são imediatamente aglutinadas pelo anti-A nele presente. A recíproca é verdadeira: indivíduos do grupo B não podem doar sangue para indivíduos do grupo A. Tampouco indivíduos A, B ou AB podem doar sangue para indivíduos O, uma vez que estes têm aglutininas anti-A e anti-B, que aglutinam as hemácias portadoras de aglutinogênios A e B ou de ambos.
  Assim, o aspecto realmente importante da transfusão é o tipo de aglutinogênio da hemácia do doador e o tipo de aglutinina do plasma do receptor. Indivíduos do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa, porque não possuem aglutinogênios A e B em suas hemácias. Indivíduos, AB, por outro lado, podem receber qualquer tipo de sangue, porque não possuem aglutininas no plasma. Por isso, indivíduos do grupo O são chamadas de doadores universais, enquanto os do tipo AB são receptores universais.
 Imagem relacionada

Como ocorre a Herança dos Grupos Sanguíneos no Sistema ABO?
  A produção de aglutinogênios A e B são determinadas, respectivamente, pelos genes A e B. Um terceiro gene, chamado i, condiciona a não produção de aglutinogênios. Trata-se, portanto de um caso de alelos múltiplos. Entre os genes A e B há co-dominância (A = B), mas cada um deles domina o gene i (A > i e Bi).
Resultado de imagem para Como ocorre a Herança dos Grupos Sanguíneos no Sistema ABO?
A partir desses conhecimentos fica claro que se uma pessoa do tipo sanguíneo A recebe sangue tipo B as hemácias contidas no sangue doado seriam aglutinadas pelas aglutininas anti-B do receptor e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário